Número 98 | 9 de janeiro de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Comunidades de fé atuam na preservação do meio ambiente

Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário atuam com a comunidade na proteção de uma importante área verde, em Ribeirão das Neves. Eles realizam intenso tabalho para que o local, onde há uma nascente e várias espécies de plantas e animais, torne-se Área de Preservação Permanente (APP).

Duelos entre opiniões
É preciso averiguar e mapear fundamentalismos de todo tipo, lacunas sérias em processos educativos, para desenvolver programas e dinâmicas que garantam aos indivíduos um sentido de apreço pela verdade.
Entrar no castelo interior
Frei Raniero Cantalamessa, OFM
A oração contínua, ou de desejo, não deve fazer-nos negligenciar a necessidade vital que temos de um tempo específico e exclusivo para rezar, possivelmente em lugar solitário, como fazia Jesus.
Ser cristão no mundo de hoje
A fé cristã é, também, missionária. Quem crê testemunha sua fé, anuncia Jesus, empenha-se na libertação do homem e sente a necessidade de estar sempre celebrando a Trindade. Vive a sua fé de forma integral: procura a celebração da fé nos sacramentos, busca o conhecimento da Palavra de Deus e a confissão da fé na vida cotidiana.

O “por quê” de um espaço sagrado
Pe. Márcio Pimentel

Diversos empenhos têm sido orientados por nosso Arcebispo com o propósito de edificar a Catedral Cristo-Rei. Embora o projeto vá além do Espaço Sagrado, pois se trata de um amplo complexo de serviços que nela se efetivarão, em prol da evangelização, não podemos negar que o lugar do culto ao Mistério Pascal de Cristo é o coração deste empreendimento.

Comissão da CNBB para a cultura e a educação recebe sugestões
A Comissão, presidida por dom Joaquim Mol, convida bispos, agentes de Pastoral e educadores a contribuir com propostas para a formulação das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação.
  Professor desenvolve maquete tátil da Catedral Cristo Rei
Pessoas com deficiência visual poderão conhecer as características arquitetônicas da Catedral. A ideia sobre a maquete surgiu nas visitas da Campanha Faço Parte às paróquias.
  Encontro Mundial das Famílias abre inscrições
O evento, com a presença do Papa Francisco, será realizado, no mês de setembro, na Filadélfia (EUA). As famílias e grupos de peregrinos que desejarem participar já podem se inscrever.
PUC Minas e CNBB promovem formação para catequistas
O curso é pensado para que seja uma experiência real do que devem ser a catequese e a formação do catequista.

Seminaristas participam de retiro em preparação para a ordenação diaconal
Os seminaristas, da Arquidiocese de BH, concluíram o curso de Teologia e serão ordenados em fevereiro.

Frades Franciscanos serão enviados em Missão à Terra Santa
Frei Wander e Frei Júnio se somarão aos franciscanos que cuidam dos cristãos e dos lugares santos.

Novos cursos de pós-graduação nos campos da espiritualidade e religião
As inscrições terminam nesta sexta-feira, 9 de janeiro, e podem ser feitas pela internet.

Regional Leste 2 organiza Encontro da Pascom - 31 de janeiro
O objetivo é articular a Pastoral da Comunicação nas (arqui)dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo.

ImageM da semana
Arquidiocese de BH envia 150 leigos, religiosos e consagrados ao Vale do Jequitinhonha, para trabalho missionário
Papa Francisco pede aos fiéis que ajudem e escutem mais as mães
Na catequese da semana, o Papa centrou a atenção na figura da Mãe e na imagem da Igreja-Mãe.“Toda pessoa deve a vida à mãe. Ela, por sua vez, é pouco ouvida e ajudada”_disse o Santo Padre.
Brasileiros têm até fevereiro para aderir a Projeto Popular pela Reforma Política
O desafio é reunir 1,5 milhão de assinaturas para a tramitação do Projeto de Iniciativa Popular no Congresso Nacional.
  VIDA PLENA
Viver com ousadia
Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
A Parábola dos Talentos tem por objetivo despertar-nos da apatia para superarmos o medo que nos paralisa. Os talentos sejam cinco, dois ou um, em qualquer caso, representam a riqueza que somos.
Diferentes e iguais
Alfredo J. Gonçalves
Independentemente de cor, raça, sexo, credo, idelogia, povo, nação, origem – todos somos diferentes e iguais. Isto é, culturalmente diferentes e iguais em termos de direitos, deveres e oportunidades.