Número 115 | 8 de maio de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Paróquia realiza oficinas de arte e cultura

O Centro Cultural Santa Inês, inaugurado recentemente na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, com o Projeto Oficinas Culturais Santa Inês, tem se firmado como importante espaço de desenvolvimento de talentos artísticos na comunidade. Por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, são ministradas aulas de teatro, danças folclóricas, canto coral, percussão, flauta e violão.

Paz e força interior
Urgente e prioritário é o investimento na recomposição da gramática da lei moral na consciência de todos. As manifestações sociais e políticas do mal, nos cenários da sociedade, indicam estado de emergência.
A fé , atitude humana e divina
Pe. José Artulino Besen
Às vezes, complicamos a palavra fé e achamos que ter fé é difícil. Estamos sempre em crise de fé, ao colocarmos em contraposição as palavras fé e razão, como se fossem inimigas.
Quem é Maria, mãe de Jesus
Maria, mãe de Jesus, foi aquela que acolheu e amou a Palavra de Deus, que carregou em seu seio a Palavra viva, que fez a grande experiência do amor e da fidelidade de Deus, por meio de Jesus Cristo. Como mãe e mestra dos primeiros Apóstolos ela é também mãe de todos nós, por pertencermos à família redimida de Cristo. Na nossa religiosidade ela ocupa lugar especial. Cada pessoa é um sinal de Deus; Maria o é de modo especial.

A Fé, fruto da Palavra
Pe. Márcio Pimentel

O percurso realizado até aqui nos fez compreender que a Palavra de Deus, é razão primeira e última de nossa existência. Por ela viemos à luz, nela caminhamos e para ela nos dirigimos. Como dissera outrora Erasmo de Rotterdam, não é a conversa o melhor prazer da vida? Sem a palavra, definhamos, perdemos o senso de identidade e de alteridade. Isso se aplica, sobretudo a nosso caso, quando falamos do Verbo da Vida.

Dia das Mães: bênção especial do arcebispo dom Walmor
Participe da Missa pelo Dia das Mães e receba a bênção do Arcebispo, nesse domingo, 8 de maio, no Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais. As celebrações serão às 8h e às 15h.
  [Vídeo] Torcida de Deus: bispos fazem convite especial
Dom Luiz Gonzaga e dom João Justino fazem um convite especial para que todos os fiéis das paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte participem da 15ª Torcida de Deus.
  Obras da Catedral Cristo Rei avançam com a ajuda amorosa dos mineiros
Operários erguem as primeiras paredes da Catedral Cristo Rei. Uma grua de 33 metros já está no terreno e vai ajudar na construção dos
pavimentos e da Praça das Famílias.
  Fórum Social Arquidiocesano será neste fim de semana
O evento será realizado no sábado, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. As inscrições são gratuitas. O objetivo é oferecer formação para agentes de pastoral.
  CAL promove formação em Espiritualidade Litúrgica e Música Ritual
O objetivo é contribuir para que os ministros da música litúrgica desenvolvam o seu serviço pastoral cada vez mais iluminados pelo Mistério Pascal de Jesus.
  Padre Mauro Luiz apresenta livro sobre africanidades e relações raciais
Autor de um dos capítulos do livro, padre Mauro vai participar de uma roda de conversa sobre a publicação, no dia 21 de maio.
Retiro de Corpus Christi no Santuário Nossa Senhora da Piedade
As pessoas que desejarem participar já podem se inscrever. As vagas são limitadas.

Celebração pelos 60 anos da Rádio América, “A voz da Comunidade”
A Missa será no dia 27 de maio, às 18h15, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Curso de Formação para Atendentes e Secretários Paroquiais: inscrições abertas
O curso irá oferecer orientações teológico-pastorais e técnicas, relacionadas à atividade.

Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da 13ª Semana Nacional de Museus
O evento traz a sustentabilidade como tema e visa à conscientização sobre a ação do homem no planeta.

Terra de Minas: TV Globo destaca a produção do Queijo Frei Rosário
O religioso adaptou preciosidades da culinária europeia ao contexto do Santuário da Padroeira de Minas.

Integrantes da Pastoral da Juventude em celebração pela não redução da maioridade penal, na Igreja São José
Pastoral Carcerária da Arquidiocese de BH participa de encontro do Regional Leste II em São João Del Rei
Coragem para amar como Cristo ama a Igreja
Na audiência geral desta semana, o Papa Francisco fala sobre a beleza do matrimônio em sua catequese e recorda os 70 anos do fim da II Guerra Mundial.
  VOCAÇÃO
O chamado de Deus é como o despertar da semente
Irmã Ana da Gloria Alves Rolim
A água pura e fresca, a luz, o solo fértil e acolhedor e o ar são indispensáveis no fascinante processo de germinação.
  VIDA PLENA
Administradores dos Mistérios
Vanderlei Soela
Provocativa é a mensagem bíblica : “que todo mundo nos considere... administradores dos mistérios de Deus” (I Cor 4,1). Um desafio do tamanho do mistério! Ao mesmo tempo, um caminho possível.
Em busca de qualificação
Lúcia Cano
Coisas muito simples transformam nossos dias e nossas relações com as pessoas. Enxergar o próximo e descobrir que o muito de que ele precisa pode ser quase nada para nós, é um desafio cotidiano.