Caso não visualize este documento clique aqui

Número 89 | 7 de novembro de 2014

AÇÃO SOCIAL
Comitê avalia positivamente ações de proteção à criança na Copa do Mundo

O centro das atenções, segundo a Pastoral do Menor na Arquidiocese de BH, foi a sensibilização e conscientização das famílias. As ações resultaram na redução do número de casos de violência contra a criança e na atuação, de forma consistente, no combate ao trabalho infantil.

Semana da solidariedade
A solidariedade é bem vital e determinante dos rumos da sociedade e, por isso, torna-se indispensável que todos busquem caminhos para superar um gravíssimo problema: o desperdício de alimentos.
Somos terras do Espírito
Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
Como nosso Mestre, Ele ensinará a nos deixarmos conduzir para a bondade, para a doação, para a reconciliação e a alegria. O nome que Jesus lhe dá é Paráclito - em grego, o que olha por nós.
Catequizar é comunicar o amor de Deus
Ao anunciar a Palavra, o catequista ajuda a comunidade a interpretar criticamente os acontecimentos da vida, propondo a reflexão sobre a fé. Nas Sagradas Escrituras, encontramos o verdadeiro amor de Deus direcionado a cada pessoa. Um amor que para nós não basta apenas saber sobre ele, mas precisamos experimentá-lo.

As Antífonas do Ó e a espiritualidade do Advento
Pe. Danilo César dos Santos Lima

Advento é tempo de preparação para a festa do Natal do Senhor. O tempo é constituído de quatro semanas muito especiais que nos envolvem em alegre expectativa pela vinda do Senhor, nos despertam para a sua segunda vinda e nos conduzem para o tempo do seu nascimento.

22 de novembro: programação especial no Santuário Nossa Senhora da Piedade
A Ermida da Padroeira de Minas será reinaugurada após processo de restauração que incluiu as esquadrias em madeira, o piso e o forro, além da troca do guarda-corpo da Praça Cardeal Mota.
  Participantes do EJC e ECC se reúnem em momento de confraternização
Os integrantes do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Encontro de Casais com Cristo (ECC) podem retirar os ingressos no Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral ou na Paróquia São José. O evento será no dia 16 de novembro.
  Mês do Dízimo na Arquidiocese de BH
Com programação especial, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, celebra a Missa do Dízimo nas comunidades fé. A cada semana, um tema é proposto para reflexão nas Paróquias da Arqudiocese de BH.
  Nesp apresenta análise do primeiro turno das eleições
O Núcleo de Estudos Sociopolíticos publica a edição de número nove do boletim de análise política e conjuntural, Contextu. O boletim apresenta estudo sobre o primeiro turno das eleições, com foco em Minas Gerais.
  Cáritas Brasileira promove Semana da Solidariedade
Durante a Semana, as Cáritas Diocesanas realizarão atividades com foco na Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Um projeto de lei sobre o direito à alimentação será proposto.
Dia do Barroco: igrejas celebram bicentenário de Aleijadinho
A comemoração resgata a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico.

Feira de Pastorais e Movimentos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
O evento apresentará o trabalho dos grupos e movimentos e terá atividades para toda comunidade.

Imprensa destaca método de ensino do Colégio Santa Maria
A reportagem mostra que além do ensino de qualidade, a instituição cuida dos valores éticos.

Seminário de preparação para a Festa do Padroeiro na Paróquia Cristo Rei
O evento encerra-se no dia 12 com palestra do padre Antônio Jailson, capelão da Marinha (RJ).

Semana da Família: programação especial na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Betim
Durante as celebrações, os fiéis serão convidados a refletir sobre a espiritualidade cristã na família.

Bazar beneficente no Mosteiro Nossa Senhora das Graças - 22 de novembro
Estarão a venda livros de espiritualidade, cartões e artesanato produzidos pelas religiosas.

Dom Walmor inaugura capela na Penitenciária José Maria Alckmin   Dom João encontra-se com fiéis em visita pastoral à Paróquia São Judas Tadeu, em Nova Lima
Ser Bispo é serviço, e não uma honra
Cristo suscita diversos ministérios para edificação da comunidade cristã, dentre os quais distingue-se o Episcopado. Na pessoa do Bispo, chamado a servir e não a ser servido, Cristo se faz presente e continua a cuidar da Igreja.
  CIDADANIA
Novo relatório do IPCC aponta impactos e soluções para aquecimento global
A mudança climática está pronta a infligir “impactos severos, generalizados e irreversíveis” a menos que se reduzam draticamente as emissões de carbono.
A hora de cumprir as promessas eleitorais
Paulo Alcântara Gomes
Encerradas as eleições, a educação, a habitação, a segurança, a saúde e a economia, temas recorrentes nos debates, surgem como fatores determinantes para o resgate da unidade e o desenvolvimento do País.
  A VOZ DO SACERDOTE
A conduta ética dos ministros ordenados
Pe. Marcos Eurélio França Rocha
O nosso ministério pastoral necessita estar vinculado à Fonte que sacia e inunda a vida das pessoas. Carecemos manter os olhos fixos em Jesus.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH