Número 128 | 7 de agosto de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Paróquia incentiva ações para geração de renda e cuidado com a saúde

As obras sociais da Paróquia São Geraldo comemoram um ano de trabalho junto à comunidade do Bairro Piratininga, oferecendo serviços que vão do atendimento psicológico às atividades físicas e culturais. A Pastoral Social desenvolve, ainda, um projeto de geração de trabalho e renda que incentiva, também, os dos dons artísticos dos moradores da região, por meio das aulas de artesanato.

Crises e nova cultura
A hora é oportuna para vencer a desconfiança, o desespero e a desorientação provocados pelas dificuldades. É o momento certo para se exercer a cidadania, esperando nova postura dos órgãos governamentais.
Quem pede, alcança
Frei Almir R. Guimarães, OFM
O Senhor nos chama a interceder uns pelos outros e pelas vocações, pedindo operários ao dono da seara. Quando ensina o Pai-Nosso, nos orienta a pedir o pão de todos os dias, a força para perdoar.
Desafios para uma catequese com adultos
Vivemos num tempo de rápidas transformações e mudanças. Assim somos chamados a estar atentos aos sinais das novas realidades que se configuram. Dentre eles, o pluralismo religioso, a crise ambiental, o agravamento da violência e, também, algumas luzes nas trevas. Nesse contexto, observa-se cada vez mais o empenho das pessoas na busca de novas experiências, de algo que faça a diferença, que traga sentido para suas vidas. Entretanto, nem sempre elas têm clareza do que desejam.

Sobre a “utilidade” da Liturgia – conclusão
Pe. Márcio Pimentel
Ao atribuirmos finalidade prática à celebração, a despimos de sua identidade e a transformamos em instrumento de satisfação de nossas vontades. Ela deixa de ser lugar e ocasião para transbordarmos na presença e da presença do Eterno, e se torna um espaço no qual nos debruçamos para esperar de Deus os seus favores, oferecendo-lhe o nosso reconhecimento em forma de louvor.
  Agosto: mês dedicado às vocações
O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de BH convida as paróquias e comunidades de fé a participarem do Mês Vocacional. A cada domingo as orações serão direcionadas a uma das vocações.
  Dia dos Pais: programação especial no Santuário da Padroeira de Minas
Momento especial para reunir as famílias e comunidades durante o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade. A programação começa às 8h e encerra-se às 17 h com Missa na Ermida da Padroeira de Minas.
  Missa em memória dos pais falecidos - 9 de agosto
A Arquidiocese de BH, por meio da Pastoral da Esperança, celebra Missa em memória dos pais falecidos neste domingo, 9 de agosto, às 9h, data em que é comemorado o Dia dos Pais. A Missa será no Cemitério do Bonfim.
  Pastoral do Menor realiza encontro nacional, na Arquidiocese de BH
O 1º Encontro nacional sobre assistência religiosa aos adolescentes em privação de liberdade, é direcionado aos agentes das pastorais que já prestam assistência religiosa a esses adolescentes.
  Semana Nacional da Família: celebrações nas paróquias - 9 a 15 de agosto
Paróquias preparam programação especial com o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. O evento é anual e integra o calendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil.
  Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Oriente Médio
Papa Francisco afirma que as pessoas perseguidas por causa da fidelidade ao Evangelho podem ser consideradas mártires, e envia carta de apoio aos refugiados na Jordânia.
  20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
O encontro dos jovens no Santuário da Padroeira de Minas será no dia 15 de agosto, data em que é celebrada a Assunção de Nossa Senhora.
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte
A programação se estende até o dia 15 de agosto, com Missas, oração do Terço e procissão.

Curso Teologia Viva Jovem
Inscrições abertas para os módulos do segundo semestre: Eclesiologia e Atos dos Apóstolos.

Rensc: “A família cristã na abordagem do Vaticano II”
O encontro será neste sábado, 8 de agosto, com a presença do bispo auxiliar dom Edson Oriolo.

Diáconos permanentes homenageiam São Lourenço – 10 de agosto
Dom Walmor presidirá a Missa, que será concelebrada Dom Luiz Gonzaga Fechio.

Rensp: participe do curso Igreja e Sociedade
Serão oito encontros quinzenais, de três horas cada. O primeiro deles, neste sábado, dia 8 de agosto.

Comunidades de Betim e Contagem celebram Padroeira
A partir de hoje, sexta-feira, os fiéis se reúnem para celebrar Maria, Mãe dos pobres.

Rensa convida para estudo sobre o Evangelho de Marcos
O objetivo do estudo é compreender as particularidades da narrativa no Evangelho de São Marcos.

Dia de Nossa Senhora da Glória
A programação propõe a reflexão do tema “Maria Rainha da Paz - Que o nosso mundo se una pela paz”.

Dom Edson Oriolo preside Missa no Jubileu de Nossa Senhora das Neves
Centenas de fiéis das comunidades de fé da Paróquia Nossa Senhora das Neves participam da celebração
Papa pede aos acólitos que se convertam em missionários
Somos chamados a compartilhar a alegria de nos reconhecer eleitos e salvos pela misericórdia de Deus, para sermos testemunhas de que a fé é capaz de dar nova direção aos nossos passos.
  A VOZ DO SACERDOTE
Mês das Vocações
Frei Jorge Jacinto Corrêa
Celebramos em agosto o Mês das Vocações. Não podemos separá-lo de setembro, Mês da Bíblia, nem de outubro, Mês das Missões, pois a vocação assumida se alimenta na Palavra de Deus e se frutifica na missão.
  VIDA PLENA
Qual a maior herança que um pai pode deixar ao filho?
Sandro Arquejada
Qualquer coisa material ficará ultrapassada, os valores, jamais! Pai, seu filho necessita muito mais de seus ensinamentos.
  CIDADANIA
Jeitinho brasileiro de ser
César Augusto Rocha
Certamente, todos já ouviram essa expressão em algum momento, geralmente utilizada para justificar a "malandragem e a esperteza” de alguns que não medem esforços para em tudo tirar vantagem.