Número 106 | 6 de março de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Trabalho solidário entre paróquias ajuda comunidade da Vila Cemig

A Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, bairro Santo Agostinho, e a Paróquia Cristo Redentor, bairro Flávio Marques Lisboa, realizam um importante trabalho na Região do Barreiro. A obra tem como objetivo socorrer as famílias nos momentos mais difíceis e, em seguida, ajudá-las a conquistar autonomia.

Reconstrução e reformas
Investir em reformas vigorosas é a exigência que deve permear o sentimento cidadão no auge deste momento crítico vivido pela sociedade brasileira, inserida em amplo e complexo contexto de graves crises, locais e mundiais.
Amar e pacificar o coração
Anajúlia Gabino
De dentro de nosso casulo não há como enxergar as necessidades do outro. Ao sair, podemos notar que o outro tem uma história e que essa história, muitas vezes, nos faz compreendê-lo melhor.
Somos servidores da Palavra
Ao proclamar a Palavra, deixemos que os acontecimentos da vida de Jesus se cruzem com os nossos: sangue e suor, sofrimentos e alegrias, realizações e projetos, tristezas e esperanças. Ao vivenciarmos e compartilharmos o anúncio das promessas do Senhor, possamos ser capazes de ler os sinais de salvação na nossa vida e ao nosso redor.

A Quaresma como Retiro Espiritual
Pe. Márcio Pimentel

A Liturgia da Igreja reza e ensina que na Quaresma o Pai reabre para a Igreja “a estrada do Êxodo, para que ela humildemente tome consciência de sua vocação como povo da aliança.” Essa é uma oração que estabelece a significação mais profunda do tempo quaresmal.

2º Congresso Nacional de Seminaristas será realizado na Arquidiocese de BH
O evento será realizado entre os dias 9 e 12 de julho, na PUC Minas, e deve reunir cerca de 300 participantes entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.
  TV Horizonte inicia transmissão de Missas no Santuário Nossa Senhora da Piedade
Todo domingo, às 9h, a TV Horizonte apresenta a Missa celebrada no Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais.
  Publicação apresenta trabalhos desenvolvidos pela Arquidiocese de BH
O livro Arquidiocese em Movimento destaca ações socioeducacionais, políticas e culturais, trabalhos que transformam vidas e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
  Semana Santa: Via-Sacra Virtual e significado das celebrações
A Arquidiocese de Belo Horizonte publica o hotsite especial para a Quaresma. A iniciativa apresenta as Celebrações da Semana Santa e a Via-Sacra Virtual, que contribui para as orações e reflexões sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
  Igreja em todo o mundo celebra 24 horas para o Senhor - 13 e 14 de março
No Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, além de Adoração Eucarística, padres estarão disponíveis para o atendimento de confissões.
PUC Minas: iniciativas intensificam campanha pela Reforma Política
Palestra e apresentação de livro integram a programação.

Rensp: Assembleia Regional do Clero partilha o tema “presbítero-pastor”
Participantes estudaram documentos publicados pelo Papa Francisco.

Rensc: padres participam de encontro de acolhida
O objetivo do encontro foi apresentar a estrutura e a caminhada pastoral da Região.

Encontros de formação reúnem cerca de 300 participantes
Os momentos de formação na Rensc começaram nesta semana.

Grupo de Terço dos Homens da Paróquia Sagrada Família celebra três anos
Uma programação especial foi preparada para marcar a data.

II Encontrão de Jovens da Paróquia São Luiz Gonzaga – 7 de março
O evento busca incentivar a comunhão, a partilha e a alegria entre os jovens.

Seminário apresenta características do território que abrange o Santuário Nossa Senhora da Piedade e suas comunidades vizinhas
Sem honra para os idosos, não há futuro para os jovens
“Uma sociedade onde a gratuidade e o afeto desinteressado vão desaparecendo é uma sociedade perversa. A Igreja, fiel à Palavra de Deus, não pode tolerar tais degenerações.”
  VIDA PLENA
Você é uma pessoa madura?
Ludmila Rocha Dorella
Viver é estar em processo de amadurecimento. De forma ampla, podemos dizer que amadurecer é crescer na capacidade de amar, ou seja, de ofertar-se.
O homem invisível
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj
A sociedade que temos está ficando perigosa e, às vezes, me dá medo. Não é só a violência que nos rodeia, mas o modo de viver que vamos espontaneamente fazendo.
O estadista Francisco
J.D. Vital
Pelo terceiro ano consecutivo, o Papa Francisco é indicado ao Prêmio Nobel da Paz, desta vez por estimular a justiça social e os cuidados com o meio ambiente.