Número 102 | 6 de fevereiro de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Projeto Vida fortalece laços entre comunidades de fé

A Paróquia Coração Eucarístico de Jesus ajuda a promover a união entre as comunidades do bairro Coração Eucarístico e da Vila São Vicente, por meio de um projeto que tem transformado a vida de crianças e adolescentes. A espiritualidade e as atividades culturais e artísticas, além do conhecimento que proporcionam, ajudam na ressocialização e no desenvolvimento da personalidade e do caráter.

No reverso das crises
Superar as graves crises pode ser algo simples, um caminho natural, desde que todos partilhem um gosto, convicção e compromisso: ser honesto em tudo o que se fala, faz e constrói.
Desapego
Pe.Emílio Carlos Mancini
Antes que possamos aprender a amar o semelhante com o amor de Cristo, temos de olhá-lo como Cristo o olha. É preciso ter esse olhar misericordioso de Deus sobre a humanidade.
A Ressurreição de Cristo - Fundamento da nossa fé
Toda fé cristã é revelação da bondade, da misericórdia e do amor de Deus por nós. Deus é amor. Esta confirmação vem do Evangelho de João. Em Jo 3, 16-17 encontramos a demonstração da amplitude do amor divino dedicado a toda humanidade: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Espaço de Koinonia: lugar da intimidade e familiaridade
Pe. Márcio Pimentel

É importante termos o discernimento de que o espaço sagrado cristão não é, na mesma linha de compreensão, o “substituto” do Templo de Jerusalém. Isso porque, nem a sua estrutura teológica e espacial, nem a sua concepção ministerial são reproduzidas em nossas igrejas.

Pela vida: economize água, cuide do meio ambiente
Diante da grave crise hídrica que atinge o Sudeste do Brasil, a Arquidiocese de BH convoca cada cristão a preservar a água e a defender, com especial empenho, a natureza.
  Novos diáconos para a Arquidiocese de BH
A ordenação diaconal de cinco seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, será no dia 11 de fevereiro, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte.
  13 de fevereiro: inauguração da Praça Frei Rosário no Santuário Nossa Senhora da Piedade
Para receber a Praça, o trevo de entrada do Santuário Nossa Senhora da Piedade, foi ampliado e recebeu um projeto paisagístico especial.
  Importância do apoio à Reforma Política é tema de reunião do Consep
Bispos reunidos em Brasília refletem sobre a intensificação da coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Entre as propostas, o fim do financiamento privado de campanha eleitoral.
  Arquidiocese de BH oficializa Área Pastoral São João Paulo II
Entre os objetivos da Igreja, estão a qualificação do atendimento e o fortalecimento das comunidades, pela presença mais constante do padre.
  Novo subsídio: "Encontros para a Quaresma e Via-Sacra"
A publicação propõe às comunidades de fé, nessa Quaresma, rezar e refletir sobre o cinquentenário do Concílio Vaticano ll, a partir dos documentos da Igreja que inspiram a Campanha da Fraternidade.
Paróquias homenageiam Nossa Senhora de Lourdes - 2 a 11 de fevereiro
Os fiéis celebram também, no dia 11, os 94 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Pastoral da Esperança organiza Curso de Formação para Ministros das Exéquias
A pastoral tem entre suas missões confortar as pessoas que sofrem com o falecimento de um ente querido.

Seminário do Fórum das Pastorais Sociais começa nesta sexta-feira
Participam do Seminário, representantes de pastorais das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

Encontro Arquidiocesano de lideranças da juventude
O evento reunirá líderes de grupos paroquiais, provinciais, congregacionais e movimentos juvenis.

Reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus é eleito presidente da Osib
Padre Nivaldo dos Santos Ferreira presidirá a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

Rádio América transmite Missa diretamente do Santuário Nossa Senhora da Piedade
A novidade na programação faz parte das comemorações dos 60 anos da Rádio América.

Conselho Pastoral da Rensc reúne-se neste sábado
Durante o encontro, será ministrada formação sobre a Campanha da Fraternidade 2015.

Dom Walmor celebra com seminaristas e apresenta maquete do espaço interno da Catedral Cristo Rei   Centenas de jovens reúnem-se em encontro da Forania Nossa Senhora do Bom Sucesso
A importância da presença do pai na família
O Papa Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre a Parábola do
Filho Pródigo durante a catequese desta semana, quando destacou a importância do pai para a família.
  VOCAÇÕES
Vida Consagrada: a alegria de dizer sim ao chamado de Deus
Irmã Débora Damiolini
O Ano da Vida Consagrada abriu suas portas no 1° Domingo do Advento. Um convite para contemplar algo que é sinal do Deus Amor.
A Igreja é uma família
Pe. Joãozinho
É bonito ver famílias em que a fé é vivida em torno da mesa, por meio da oração. Já se disse que a família que reza unida, permanece unida.
Missão do parlamento
Gaudêncio Torquato
O parlamento inicia nova legislatura. E a indagação que se levanta é: como os senadores e deputados poderão usar o ano em curso para aliviar as sombras que escurecem os horizontes?