Número 93 | 5 de dezembro de 2014

AÇÃO SOCIAL
Projeto propõe participação dos jovens na construção de políticas públicas

O Vicariato Social da Arquidiocese de BH realiza importante trabalho junto aos alunos das escolas públicas. O projeto, conhecido como “Tecnologia Social de Mobilização Infantojuvenil”, tem como objetivo incentivar os jovens a serem proativos na construção das políticas públicas relacionadas à educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Fazer o bem faz bem
Fazer o bem inclui acima de tudo, no pluralismo da cultura contemporânea, o diálogo na construção de convicções e entendimentos. Do contrário, cresce a ditadura do "achismo" e a rigidez de pensamento que geram juízos inadequados.
Ainda que eu caminhe por um vale escuro
Fr. Raniero Cantalamessa
Existe uma razão profunda que explica as noites que se prolongam durante toda uma vida: a imitação de Cristo, a participação na noite escura do espírito que envolveu Jesus no Getsemani e na qual morreu no Calvário.
Anunciai o Menino-Deus ao Mundo
Os anjos anunciam o nascimento do Menino-Deus. Com seu anúncio, eles nos fazem participar desse momento acolhendo aquele que salva e ilumina nossa vida. Assim como os anjos, somos chamados a sermos anunciadores desse nascimento. O Menino-Deus, que tendo passado um tempo presente conosco, agora, em Espírito, permanece sempre em nosso coração.

Servir o Cristo nas Escrituras
Pe. Danilo César dos Santos Lima

A Palavra de Deus é geradora de fé que, por sua vez, nasce “pelos ouvidos”, isto é, pelo anúncio da Palavra do Pai. Mas, para que chegue aos ouvidos é necessário que seja anunciada, pronunciada. Isso, quem o faz é o Cristo, que fala quando, na liturgia, se leem as Sagradas Escrituras.

Missa de abertura do Ano da Vida Consagrada na Arquidiocese de BH
A celebração será presidida por dom Walmor, no dia 6 de dezembro, às 10h30, no Santuário da Saúde e da Paz.
  Reforma política: ato de adesão à Coalizão Democrática nesta sexta-feira
O objetivo é incentivar as ações de adesão ao Projeto pela Reforma Política, que precisa de um 1,5 milhão de assinaturas para tramitar, no Congresso Nacional, como Projeto de Iniciativa Popular, até março de 2015.
  Obras Sociais São Judas: alunos do Curso de Música fazem apresentação cultural
O evento será no sábado, dia 12, das 17h às 21h, na Rua Itaquera, 1166 - Bairro da Graça. Um importante momento de integração com a comunidade.
  Processo de beatificação do padre Júlio Maria começa em janeiro
O padre, que hoje tem o título de Servo de Deus, atuou em Minas Gerais por 16 anos, onde se dedicou à criação de escolas, hospitais, asilos e congregações.
Campanha de Evangelização 2014 - Evangeli.já
Este ano, a mobilização nacional buscará promover iniciativas para superar a violência e edificar a paz.

Celebrações de Natal na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha
São três encontros, de uma programação especial, em preparação para a chegada do Menino Deus.

Coral apresenta repertório natalino na Igreja da Pampulha
O Coral do Cerrado de Uberlândia e a Orquestra Acordes do Monte irão apresentar músicas de Natal e MPB.

Comunidade participa da bênção do presépio na Assembleia Legislativa de Minas
Com o tema “Natal Inclusivo, Natal Solidário”, a decoração da ALMG foi feita com material reciclável.

Secretárias e secretários paroquiais da Rensc participam de retiro
Um momento especial de reflexão, espiritualidade e confraternização.

Celebrações pelo Dia de Santa Luzia - 13 de dezembro
Devotos participam de celebrações nas paróquias da Arquidiocese de BH. Confira a programação.

PUC Minas: Celebração Eucarística de preparação para o Natal
A celebração será, também momento especial de doação para a Campanha da Solidariedade.

Clero da Arquidiocese de Belo Horizonte reflete sobre ação pastoral e indica perspectivas para 2015   Padres José Marcilon, André Lage e José Emídio iniciam ministério no Santuário de Santo Antônio de Roça Grande
Papa enaltece o valor de acolher refugiados
Em sua catequese semanal, o Papa Francisco recordou a visita a jovens refugiados na Turquia, resaltou o valor da acolhida e pediu orações "para que sejam removidas as causas dessa dolorosa chaga".
Arroz com feijão: o trivial estratégico
Guilherme Pena
A tecnologia veio para ajudar, mas nem sempre traz a melhor solução. A maldição do link, ao invés de liberar o acesso a tudo, muitas vezes camufla e esconde, pelas artimanhas dos códigos.
  CIDADANIA
Brasil: passado incerto, presente amargo e futuro que não chega
Elton Simões
Precisamos deixar de ser o lugar do passado incerto. Do presente amargo. Da prosperidade prometida, nunca entregue e sempre futura.
  A VOZ DO SACERDOTE
O debruçar sobre a manjedoura
Pe. Moisés de Jesus Lopes Pereira
O que a manjedoura ensina para nós? A doação, a entrega, a adaptação à necessidade do outro, a acolhida e o afeto. Nós somos, hoje, a manjedoura de Deus.