Número 119 | 5 de junho de 2015

AÇÃO SOCIAL
Trabalho social e espiritualidade no cuidado com os mais pobres

As pastorais sociais da Paróquia Jesus Operário, bairro Petrolândia, em Contagem, cuidam da população de oito comunidades que se organizam em rede. Elas se articulam por meio uma secretaria geral. O trabalho social inclui o cuidado com a cidadania, o amparo aos mais pobres e o crescimento espiritual de todos: moradores e voluntários.

Do diálogo à paz
A competência para o diálogo é necessária na articulação do conhecimento, no uso das tecnologias e na compreensão das mudanças culturais.
Eucaristia: fonte de comunhão, fraternidade e serviço
Dom João Justino de Medeiros
Comunhão e fraternidade serão reconhecidas como expressões da adesão a Cristo enquanto se desdobrarem no serviço a Deus e aos irmãos.
Igreja, povo de Deus
Ao falar do povo de Deus, o Concílio Vaticano II quis sublinhar o que é comum a todos os cristãos. Nesse sentido, restaura-se a raiz comum de toda dignidade, função e carisma da Igreja. Instituem-se as bases para uma eclesiologia em que todos os batizados são ativos tanto na vida interna como na missão da Igreja. Todo povo de Deus é consagrado, reservado para Deus, aliado de Deus: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Ez 36,28).

O exercício da função sacerdotal de Cristo
Pe. Márcio Pimentel

A liturgia é ação sacerdotal de Cristo. Tal sacerdócio se prolonga nos ministérios ordenados do bispo, presbíteros e diáconos e também no sacerdócio comum dos fiéis. As riquezas do Cristo-cabeça se difundem para todos os seus membros. Cada um, a seu modo, clérigos e leigos, tomam parte na ação sagrada.

Celebração de Corpus Christi reúne fiéis no Centro da Capital
Milhares de fiéis acompanharam a procissão após a celebração que reuniu mais de 1.600 pessoas. A Missa foi presidida por dom Walmor e concelebrada por padres das igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e São José, além de sacerdotes de outras dioceses de Minas.
  Missas e procissões na Arquidiocese de BH são temas de reportagens
A imprensa destacou o Santuário Nossa Senhora da Piedade, as igrejas históricas de Santa Luzia e Sabará, além do tapete que ligou as igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e São José.
  Início do Ministério Episcopal de dom Wilson em Taubaté - 13 de junho
A Celebração Eucarística será presidida pelo bispo emérito de Taubaté, dom Carmo, e concelebrada por dom Walmor e pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de BH. A Missa será transmitida pela TV Canção Nova.
  60 anos da Rádio América: homenagem na Câmara Municipal - 10 de junho
Emissora da Rede Catedral de Comunicação Católica, a Rádio América tem a missão de ajudar a construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna, a partir de sua programação.
  Reportagem sobre ex-moradores de rua aprovados em concurso repercute em todo o país
A história de superação de Marcelo e Jusair foi publicada na edição de 15 maio do Opinião e Notícias.
  Fiéis celebram o Dia de Santo Antônio de Pádua
Milhares de devotos homenageiam Santo Antônio - de 1º a 13 de junho. Durante todo o mês, as paróquias também preparam as tradicionais festas juninas.
Rensc: Encontro com os padres da maturidade
Os padres participaram de momento de partilha, rodas de conversa e atividades de lazer.

Exposição de fotos do Santuário São Paulo da Cruz no Edifício João Paulo II – até 15 de junho
A fotos são sobre as celebrações da Semana Santa e criação do grupo teatral do Santuário.

Formação Litúrgica para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
Os encontros serão nos dias 9, 16, 23 e 30 de junho, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h.

Mostra de estandartes no Museu de Quilombos e Favelas
A exposição é promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Morro e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário.

Momento especial de oração: Missa e procissão levam às ruas testemunho de vivência da Eucaristia
O heroísmo das famílias que resistem à miséria
Na catequese desta semana, o Papa Francisco lembrou a vulnerabilidade das famílias e as condições que as colocam em provação. Uma dessas situações é a pobreza que se agrava ainda mais em razão das guerras.
  VOCAÇÕES
Irmãs Paulinas: 100 anos de fundação
Irmã Roberta Carla Ferreira, FSP
Por todo o bem realizado no mundo inteiro, em lugares mais remotos onde não imaginaríamos chegar, muitos frutos foram colhidos, resultados de uma incansável entrega.
  VIDA PLENA
Em tudo amar e servir
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj
Católico significa comunhão de todos nas suas diversidades. Pedro e Paulo, discípulos do mesmo Senhor, por exemplo, experimentaram a graça da salvação de modos diferentes.
Contra a menoridade social
Marco Antônio Lage
Estamos prestes a cometer mais um daqueles erros históricos caso levemos adiante a redução da maioridade penal. Estaremos colocando luz no lugar errado, ou seja, nos efeitos do fenômeno da violência.