Número 132 | 04 de setembro de 2015

OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO – ANO I
Fecundar a sociedade com os valores do Evangelho

Nesta semana, o Observatório da Evangelização-PUC Minas celebra seu primeiro ano de trabalho. Para marcar este importante momento, o Opinião e Notícias publica entrevista realizada pelo Observatório com dom José Maria Pires. Nela, o arcebispo emérito da Paraíba, residente em BH, rememora sua participação no Concílio Vaticano II.

Empresários convidados
Os empresários são destinatários de importante convite: se unir para combater a corrupção, mal que mancha a história do Brasil, e a contribuir na reconstrução da sociedade brasileira.
Estas coisas faz o amor
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFS
Dia após dia a Palavra de Deus vai nos modelando interiormente. O Evangelho nos fala do único mandamento: amar o Senhor de todo o coração e devotar bem querer sem limite ao semelhante, ao irmão.
  MÊS DA BÍBLIA
Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos
O Mês da Bíblia nasceu em nossa Arquidiocese, há 44 anos, para tornar a Palavra de Deus mais conhecida, amada e vivida. Este ano, refletiremos sobre os Discípulos Missionários, a partir do Evangelho de João.
Não se pode falar de Deus sem falar do homem
Cristo não se substitui ao homem, mas se oferece como caminho da plena realização humana e da vida eterna. Nele temos a salvação, obra de Deus que requer a ação do homem. Quem adere ao projeto de Deus decide-se a favor de caminhar com Jesus e, ao anunciar a sua mensagem, fazendo-se discípulo dele, está contribuindo para a concretização de sua obra.

Uma gestualidade perigosa
Pe. Márcio Pimentel
Os gestos de Jesus, radicados na compaixão e misericórdia de seu Pai conferem a ele uma “gestualidade perigosa”, fazendo uma paráfrase a uma famosa expressão do teólogo alemão João Batista Metz. Perigosa porque desafia o status quo de seus contemporâneos, sustentado por uma tradição que o Evangelho de Marcos denomina “meramente humana”.
  13 de setembro: Nossa Senhora da Piedade será proclamada Padroeira da Rádio América e TV Horizonte
Participe desse momento especial, que será celebrado às 8h, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais.
  Povo da Rua peregrina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – 8 de setembro
A peregrinação reunirá 150 pessoas em situação de rua, na casa da Mãe Piedade. Dom Walmor acolherá o grupo e presidirá Celebração Eucarística.
  Grito dos Excluídos: convite à reflexão sobre cidadania e inclusão social
Um conjunto de manifestações será realizado no dia 7 de Setembro, com o objetivo de chamar a atenção para as condições sociais no Brasil.
  5 de setembro: Encontro Arquidiocesano de Animadores de Círculos Bíblicos
O evento contará com assessoria do Frei Carlos Mesters, que abordará o livro de João. A sugestão é que cada paróquia envie três representantes para o encontro.
  Setenário das Dores de Nossa Senhora na Arquidiocese de Belo Horizonte
O setenário relembra as sete dores de Nossa Senhora ao presenciar a paixão, morte e sepultamento de Jesus; um exemplo de superação do sofrimento pela fé em Deus – 4 a 15 de setembro.
  Semana do Anima PUC Minas: participe dos debates
A programação prevê Mesa redonda sobre as interpelações do Papa Francisco e os desafios para a evangelização, uma das realizações que marcam o primeiro ano do Observatório da Evangelização.
  2º Fórum Nacional da Juventude Vicentina reúne 1500 jovens em BH
Esse é o maior evento jovem vicentino do mundo. O Objetivo é estudar, refletir e debater ações em busca de aperfeiçoar o trabalho de caridade realizado pelas Conferências Vicentinas com famílias carentes e obras sociais.
Dom Walmor se reúne com comunidade do entorno da Catedral Cristo Rei
Lojistas, comerciários e moradores puderam conhecer os benefícios que a Catedral oferecerá à região.

Mês da Bíblia: programação especial nas paróquias da Arquidiocese de BH
O mês de setembro é celebrado pela Igreja Católica, de maneira muito especial, como o Mês da Bíblia.

Rensp: inscrições abertas para Encontro de Educadores Católicos
Os párocos devem indicar dois ou três educadores para representar suas paróquias.

Devocionário a Nossa Senhora da Piedade: um presente especial para as famílias
São 150 páginas de orações, cânticos e registros da devoção mariana no Santuário da Padroeira de Minas.

Dia de Nossa Senhora de Nazaré e cavalhada em Morro Vermelho, distrito de Caeté
Na programação, Missas, procissões, cavalgada e desfile da Bandeira de Nossa Senhora de Nazareth.

Missa pela Paz e Vigília da Luz na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Momento de espiritualidade e oração na programação da Virada Cultural de BH.

Festival Internacional de Corais
De 4 a 23 de setembro, serão realizadas apresentações de grupos de corais em praças, igrejas e museus.

Fiéis da Paróquia São José e São Gabriel Passionista manifestam apoio à construção da Catedral Cristo Rei
O maior dom da família
Na catequese da semana, o Papa ressaltou o valor dos laços familiares, “que não se compram e não se vendem”. Em outro momento, ao recordar o fim da II Guerra Mundial no Oriente, lançou o apelo: “Nunca mais a Guerra”.
Cláudio Paula de Carvalho
Apesar de conceitualmente desdobrada, pensada, será que, efetivamente, a responsabilidade social tem sido implementada nas relações, sejam elas individuais ou corporativas?
  BEM VIVER
11 Mitos e verdades da amamentação
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade orienta a população sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, em um momento em que o desafio é conciliar trabalho e amamentação.