Número 123 | 3 de julho de 2015

AÇÃO SOCIAL
Integrantes da Arquidiocese de BH participarão de encontro com o Papa Francisco

O capítulo latino-americano do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, a ser realizado na Bolívia, terá a presença de dois fiéis da Arquidiocese de BH. Essa é a segunda etapa do encontro realizado em outubro de 2014, em Roma, e tem como objetivo aprofundar o debate sobre os principais problemas dos povos do mundo.

Ecologia integral
O Papa Francisco, na Encíclica Louvado Sejas, faz uma grande convocação: é hora de uma reação revolucionária e contundente à cultura do descarte; e adverte que a Terra, nossa casa, parece transformar-se num imenso depósito de lixo.
Em busca do essencial
Vanderlei Soela
É desafiador mergulhar na profundidade das coisas. Mais do que nunca, precisamos ser mergulhadores que saiam da superfície e procurem águas mais profundas que vão para além do aparente e do palpável.
A Gaudium Et Spes e a Catequese
O resgate da dignidade da Pessoa Humana.
A base da dignidade da pessoa é ser criada à imagem e semelhança de Deus e elevada a um fim sobrenatural, que transcende esta vida. E não é preciso ser crente para reconhecer essa distinção. Porém, a dignidade humana adquire maior valor à luz da revelação.

A importância do canto na Igreja
Pe. Márcio Pimentel

O Concilio Vaticano II desejou e solicitou uma reforma geral da Sagrada Liturgia, alicerçada na tradição mais antiga da Igreja. Recuperou elementos importantes para a oração, dentre os quais, o canto litúrgico, tido pelos padres conciliares como “tesouro de inestimável valor”.

Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – 26 de julho
Milhares de fiéis participam da Romaria todos os anos. Uma Via-Sacra encenada sairá da Praça Antônio da Silva Bracarena em direção à Igreja Nova das Romarias, onde haverá Missa.
  Fiéis do Santuário São Judas Tadeu organizam peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas
As comunidades de fé participarão de Celebração Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A peregrinação será no dia 25 de julho, sábado, a partir das 8h.
  Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, na Arquidiocese de BH- 9 a 12 de julho
O evento será realizado na PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico, com a presença de bispos, reitores de seminário, padres formadores, seminaristas e convidados.
  Rensp: Apostolado da Oração convida para encontro de grupos da Forania São Geraldo
Será um importante momento de reflexão e partilha que terá como tema a luta pela paz no dia 12 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, bairro Boa Vista.
  Osib promove Encontro Nacional de Formadores
O evento vai reunir formadores dos campos da Filosofia, Teologia, Psicologia e Psicopedagogia na Arquidiocese de BH. A ideia é favorecer, ainda mais, a unidade e a comunhão no serviço de formação dos futuros presbíteros.
  ECC Nacional realiza peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Piedade
A peregrinação antecede o XXI Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo que será realizado no período de 22 a 24 de julho de 2016, na Arquidiocese de BH.
CNBB Leste 2: Encontro Regional debate a catequese na era digital
A proposta é refletir sobre a educação da fé nas novas gerações e a Internet como lugar de evangelização.

Apresentação do Devocionário a Nossa Senhora da Piedade – 12 de julho
Para mesmo dia, está programado um momento de espiritualidade com o padre Fábio de Melo.

Coral Ars Nova se apresenta na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – 3 de julho
Na programação, obras de compositores do Barroco - Bach, Eric Whitacre (EUA) e Sven-David Sandström (SUE).

Rensc promove formação para coordenadores de Círculos Bíblicos
O encontro será neste sábado, dia 4 de julho, na Paróquia São Cristóvão.

Semana da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Bairro das Indústrias
A programação contempla música, momentos de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Basílica Santo Cura Dar’s convida para tarde de espiritualidade - 4 de julho
Os encontros serão realizados todo dia 4, aprofundando a catequese sobre vida do Santo Cura Dar’s.

Comunidades da Paróquia Jesus Operário, em Contagem e Betim, celebram o Padroeiro
Os fiéis se mobilizam para esse grande momento de comunhão e fé, de 9 a 19 de julho.

Região Nossa Senhora da Esperança promove encontro regional de secretárias e secretários paroquiais
Jovens participam de formação voltada para lideranças de movimentos de juventude, na Forania São Dimas
Orações pela América Latina
A poucos dias de sua viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai, o Papa Francisco dedica suas orações, do mês de julho, aos cristãos da América Latina. O Santo Padre visita a região do próximo dia 5 ao dia 13.
  CIDADANIA
Imperativo moral
Elton Simões
Melhorar a vida das gerações futuras é obrigação dos adultos de hoje. Algo que transcende ideologias, interesses, raças e fronteiras. É parte do que diferencia os seres humanos.
ONU alerta para aumento da violência com redução da maioridade penal
Artigo técnico das Nações Unidas afirma que a redução da maioridade penal representa retrocesso para a justiça social e o desenvolvimento econômico.