Ir para página principal

       

ENCONTRO VOCACIONAL VIRTUAL: UM SIM QUE VENCE BARREIRAS

 

Aconteceu, no dia 24 de maio de 2020, o encontro vocacional com os 25 jovens que se sentem chamados a vocação sacerdotal. Pela primeira vez em 97 anos de existência do nosso Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ, o encontro foi realizado via internet, por medida de segurança em função da pandemia da COVID-19.

Este encontro, totalmente digital, foi enriquecido pela partilha sobre a vida dos vocacionados. Ouvindo, com a mesma alegria e entusiasmo de sempre, de cada jovem vocacionado como vem sendo sua rotina neste tempo de pandemia, como está a família, a vida de oração e a vocação. Ouvindo também relatos de experiências formidáveis, as quais os vocacionados têm realizado neste tempo de pandemia.

Seguimos com o momento de oração e graça pela leitura do capítulo 04 do Evangelho de São Marcos - a passagem que relata a tempestade acalmada por Jesus. O nosso Reitor Padre Evandro Campos Maria fez uma bela reflexão, e sugeriu que cada um se colocasse dentro do barco de sua vida, afim de que pudesse ver a presença de Jesus nos momentos difíceis da vida e acalmando as nossas tempestades. 

O seminarista Sérgio Francisco Alves Filho que é membro do SAV (serviço de animação vocacional) e está na etapa de configurativa ( 2 ano do curso de Teologia) conduziu o encontro juntamente com o seminarista Luis Carlos que está na etapa do discipulado ( 2 ano de curso de filosofia)

 O desejo em responder o “SIM” vocacional supera as fronteiras da distância presencial. Mesmo com algumas limitações de recursos, o encontro virtual fez arder o coração dos jovens vocacionados. E apesar de todos os desafios, e mesmo que nem todos os corações desejosos deste encontro virtual tenham sido ainda alcançados neste momento, saibam que isso não enfraquece o chamado e nem nos distancia da vida em comunidade.

O nosso primeiro encontro via internet foi concluído com um enorme sentimento de gratidão, pela perseverança dos jovens vocacionados, e por termos também contado com a presença das psicólogas que auxiliam no desenvolvimento dos jovens bem como na orientação vocacional.